Alunos da UFRN se destacam em competição mundial de programação

Os alunos dos cursos de Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e Engenharia da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que participaram de competição mundial de programação na China, foram recebidos pela reitora Ângela Maria Paiva Cruz, na tarde desta sexta-feira, 11, no Gabinete da Reitoria.

Os alunos Hélio Bezerra Duarte Filho, Victor Agnez Lima e Railton Thales Amorim Calheiros conquistaram colocação de destaque na maratona internacional da Association for Computing Machinery (ACM) do International Collegiate Programming Content (ICPC), ficando na 4ª colocação na América do Sul, 5ª na América Latina, além do 2º lugar entre os brasileiros e 56ª colocação geral entre os brasileiros.

Antes de chegar à final mundial, em Pequim (China), o evento teve a fase regional, onde os estudantes conquistaram o 1º lugar, a etapa nacional, quando chegaram à 6ª colocação e, no mundial, ficaram em 56º lugar competindo com cerca de 140 equipes de todo mundo.

Sobre a preparação, os alunos começaram com a disciplina optativa “Programação para Computação”, ministrada pelos professores do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp), Carlos Prolo e Rafael Beserra, e da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), Sérgio Medeiros. Em seguida, os alunos se reuniram semanalmente para treinar desafios.

A reitora parabenizou os vencedores pela conquista e por terem representado a UFRN para o mundo de forma exemplar. “Vocês levaram o nome da Universidade e ficamos muito felizes e orgulhosos com o desempenho. Nós, como instituição pública de ensino, oferecemos educação de qualidade e vocês aproveitaram essa oportunidade para fazer o melhor na competição”.

Deixe uma resposta