‘Incrível Máquina de Livros’ estimula troca de obras literárias em Natal

A “Incrível Máquina de Livros” está estacionada em Natal desde a manhã desta quinta-feira (10) na praça Augusto Severo, na Ribeira. O projeto incentiva a leitura de crianças e adultos por meio da troca de obras literárias e segue no local até sábado (12), sempre das 9h às 18h.

Para receber um livro do projeto, o participante deve levar uma obra literária nova ou usada em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), inserir na máquina e apertar um dos dois botões disponíveis – adulto ou infantil – e automaticamente ele recebe um novo livro.

Sabendo disso através das redes sociais, o paraatleta Adalberto Quirino aproveitou o projeto logo nas primeiras horas desta manhã. “Achei a ideia muito bacana e vim trazer um livro para trocar”, disse o esportista, que deixou na máquina a obra “A genética”, de Ezra Ma e levou para casa “Desaparecido para sempre”, do autor Harlan Coben.

Irmãos fazem troca de livros no primeiro dia do projeto em Natal  (Foto: Lucas Cortez/G1 )

Quem também levou uma nova leitura para casa foi o irmão de Adalberto, Alberto Quirino, que disse estar “só dando uma olhada”, mas acabou recebendo da máquina o livro “A guerra dos Fae”, de Elle Casey.

Diversas escolas levam turmas completas de alunos para conhecer o projeto e fazer a troca de livros. Com fila formada e sorriso no rosto, os estudantes festejaram as novas aquisições literárias.

“Em um mundo cada vez mais conectado e digital, é de extrema importância trazer para a pauta do dia, a relevância dos livros na educação e formação, de uma forma leve e descontraída”, diz Fauze Hsieh, presidente do Infinito Cultural, grupo responsável pela “Incrível Máquina”.

Como a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem da ação, cada um pode colocar na máquina até no máximo três livros, que não podem ser gibis, didáticos ou técnicos.

Alunos fazem fila para trocar livros  (Foto: Kaká Martins )

VIA G1/RN

Deixe uma resposta