Tecnologia

Conecta Energia RN abre inscrições para selecionar até 50 startups

Com o potencial de se tornar um dos principais polos de energias renováveis do Brasil, o Rio Grande do Norte ganha um impulso significativo nesta direção com o lançamento do Programa Conecta Energia RN. Apresentado nesta segunda-feira (24), o programa é resultado de uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e a AES Brasil, com apoio da AVATI Aceleradora, e busca catalisar a inovação no setor energético. A iniciativa tem como objetivo apoiar a geração de ideias e impulsionar o desenvolvimento de projetos na área, abrindo caminho para soluções inovadoras que podem alavancar ainda mais a importância do setor energético na região.

Os interessados em participar da iniciativa já podem se inscrever através do site oficial do programa. As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto, sendo direcionada a startups, empresas de tecnologia, além de comunidades e grupos empreendedores de inovação do Rio Grande do Norte. No total, serão selecionadas 50 iniciativas para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor energético.

As startups selecionadas não só terão acesso a workshops especializados e mentorias, como também poderão ser elegíveis para premiações de até R$ 30 mil. Além disso, a AES Brasil poderá investir até R$ 2 milhões para desenvolver soluções que se destaquem entre as 10 primeiras durante a fase de bootcamp e que se enquadre nos critérios do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), sujeito à avaliação após a conclusão do programa.

De acordo com o gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis, esse programa surge em um momento crucial para o estado do Rio Grande do Norte.

“A potência do estado no setor de energias renováveis é inquestionável e estamos convictos de que o Conecta Energia RN será um catalisador crucial para expandir ainda mais esse potencial. Este é um momento empolgante para todos os envolvidos – não apenas para nós, mas para as startups, empresas de tecnologia e comunicação, comunidades e grupos de inovação do Rio Grande do Norte que podem se beneficiar diretamente desse programa”, ressaltou.

O programa não apenas fomentará a inovação na geração de energia, mas também poderá contribuir significativamente para a economia do estado. “A verba destinada para este programa terá um impacto significativo em nosso estado, incentivando o crescimento de empresas locais e fomentando a inovação no setor de renováveisl”, ressaltou ainda o gestor da unidade.

Etapas do Conecta Energia RN
O programa, estruturado em várias fases, tem como objetivo oferecer um ambiente de crescimento e desenvolvimento para todos os participantes. Após o encerramento das inscrições, a divulgação dos selecionados será realizada até o dia 6 de setembro. Logo em seguida, no dia 11, dá-se início ao programa oficialmente.

Durante este período, os participantes aprimorarão suas soluções, receberão orientação de especialistas e terão a oportunidade de explorar novas possibilidades para o setor energético. No dia 3 de novembro, os participantes terão a oportunidade de ver seus projetos mais inovadores reconhecidos durante a cerimônia de premiação. Esta será uma etapa importante para as iniciativas selecionadas, já que receberão prêmios que visam impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo