Tecnologia

Trabalho da equipe de tecnologia da Assembleia do RN é destaque em Brasília

A trajetória de atualização tecnológica da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e o Legis Vídeo, fruto desse processo e projeto premiado da Casa, foi o centro das atenções, como case de sucesso na 13ª Engitec, considerada o maior evento de tecnologia e inovação do Legislativo, que aconteceu entre os dias 19 e 26 de junho, em Brasília. Além do Legis Vídeo, o diretor de Gestão Tecnológica do Legislativo do RN, Mário Sérgio, fez uma explanação sobre o trabalho da equipe de TI da Casa para os participantes.

“O que motivou nossa participação nesse evento foi a forma como transformamos tecnologicamente a Assembleia do RN. Quando assumimos, listamos três grandes grupos que deveríamos ‘atacar’ internamente. O primeiro, tinha como objetivo identificar o que a Assembleia tinha de tecnologia e que não necessitava de ter. O segundo, identificar o que não tinha e que precisa ter. E por último, o que tinha, mas que a gente poderia desenvolver. Com o primeiro grupo, de cara, fizemos uma economia de pouco mais de R$ 400 mil por mês. O resultado foi uma economia de mais de R$ 4 milhões por ano. Com essa economia, fizemos um acordo com a presidência da Casa e diretoria para que uma parte desse valor fosse investido em tecnologia e outra parte em pessoal. O acordo foi feito e, graças ao apoio do presidente Ezequiel Ferreira e da diretoria, conseguimos esse avanço tecnológico”, listou Mário Sérgio.

Graças ao trabalho da equipe e forte apoio recebido pela atual gestão, a Assembleia do RN conquistou os últimos três prêmios de sistema de gestão promovidos pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), além de ter despertado interesse de outras Casas Legislativas, como as de Bauru, Divinópolis, Piracicaba e Curitiba, para firmar convênios de cooperação técnica.

O Legis Vídeo é um acesso digital que armazena e disponibiliza todas as sessões ordinárias, extraordinárias, solenes, audiências públicas, frentes parlamentares e reuniões de comissões. “A ferramenta também conta com um recurso de edição, que permite ao internauta separar e fazer o download somente do trecho que tiver interesse”, explica o diretor.

13ª Engitec

O encontro que ocorre anualmente em Brasília, teve como tema “Rumo ao Parlamento do Futuro” e tem por princípio materializar todo o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos que são realizados virtualmente, além de promover a atualização tecnológica dos participantes, através de palestras, espaços abertos, palestras relâmpagos, minicursos e mesas redondas.

A 13ª edição reuniu, no Instituto Sezerdello Corrêa (ISC), Escola Superior do Tribunal de Contas da União, em Brasília, cerca de 300 profissionais de Tecnologia e Parlamentares de diversas casas legislativas do Brasil. A ALRN marcou foi representada pelo Diretor De Gestão Tecnológica, Mário Sérgio Gurgel, pelo Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, Stefano Rozemberg Freire, e pelo Assessor de Gestão de tecnologia, Jorge Azevedo.

Em 2022, 54 câmaras municipais de 16 estados participaram do evento. Os encontros são um desdobramento do grupo Interlegis de Tecnologia, o GITEC, um ambiente virtual pioneiro do Programa Interlegis, em que técnicos em TI de todo o Brasil – em sua maioria, servidores do Legislativo especialistas em Tecnologia da Informação – apresentam problemas e propõem soluções tecnológicas com impacto direto no desenvolvimento dos trabalhos legislativos das câmaras municipais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo