Noticias

A atuação das mulheres e seus desafios advogando

Manter um bom equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional é uma das tarefas mais difíceis para a maioria dos profissionais. Para a advogada Vanuza Sampaio, a dificuldade em lidar com tantas demandas é ainda maior para as mulheres que atuam no campo do Direito. Isso se deve por uma série de razões e, para entender melhor sobre a atuação das mulheres advogando, continue lendo este artigo!

Mulheres no meio jurídico

Nas últimas décadas a presença das mulheres em diversas profissões se tornou cada vez mais expressiva e, no campo do direito, essa presença é ainda mais importante para que pautas feministas sejam trabalhadas no meio jurídico. De acordo com a advogada Vanuza Sampaio, essa participação feminina é fundamental para essa área que durante muito tempo contou com uma predominância masculina.

Importância das mulheres na área

Nesse sentido, pouco a pouco as mulheres passaram a assumir cargos como advogadas do setor privado e público, cargos como juízas, desembargadoras, promotoras e muitos outros cargos muito importantes para a garantia da aplicação da justiça no Brasil. Dessa forma, além de tornar esse meio profissional mais inclusivo, contar com as mulheres na defesa dos direitos de toda a sociedade é um grande avanço para o país. 

Principais desafios

Para compreender melhor sobre a importância de dar destaque para a presença feminina no meio jurídico, a advogada Vanuza Sampaio acredita ser necessário conhecer quais os principais desafios das mulheres para atuarem nessa profissão. Entre esses desafios a serem superados está, especialmente, o preconceito, que se apresenta através de salários menores e a falta de oportunidades. 

Além disso, balancear a vida pessoal com a vida profissional pode ser algo mais difícil para as mulheres, que são mais cobradas a cuidarem das demandas de casa e dos outros membros familiares. Por essas questões, a Dra. Vanuza Sampaio acredita ser importante que cada vez mais mulheres assumam cargos importantes nessa área profissional e, assim, abrir mais portas para as futuras advogadas. 

Equilibrando a rotina 

Se você está buscando dicas para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, uma ótima maneira de tornar isso possível é investir em uma carreira mais autônoma como advogada, para que seja possível manter uma rotina sob o seu controle. Além disso, busque formar uma rede de apoio que possa te ajudar a lidar com as diferentes demandas do dia a dia.

Assim como você pode ter visto, manter um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal pode ser uma tarefa ainda mais difícil para as mulheres devido a todas as demandas do dia a dia. Nesse sentido, a Dra. Vanuza Sampaio acredita que o melhor caminho é seguir essas dicas e estar sempre por dentro dos conteúdos sobre Direito de maneira mais leve e prática. 

Para isso, acompanhe a Dra. Vanuza Sampaio através de seu site https://vanuzasampaio.com.br e Instagram @escritorio.vanuzasampaio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo