Noticias

Livros que todo estudante de Direito deve ter 

Se você está ingressando ou pensa em ingressar na área do Direito, existem algumas leituras que devem servir de base para seu aprimoramento. Francisco de Assis e Silva JBS, doutor em Direito, explica que algumas leituras são imprescindíveis para quem deseja se tornar um bom profissional. Então, para saber mais, continue a leitura e descubra quais são esses livros.

A carreira no mundo do Direito e a leitura

O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS explica que a leitura e o Direito andam de mãos dadas. Dessa forma, estudantes e profissionais dessa área devem manter suas leituras em dia para se manterem atualizados em relação à nossa sociedade, mas também para entender fatores anteriores que contribuíram para construção do cenário atual em que vivemos.

A teoria é importante

O Direito faz parte do grupo das Ciências Humanas, dessa forma, a teoria é tão importante quanto a prática. Logo, de acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS é impossível exercer a profissão com qualidade, se não houver uma base de leituras muito bem escolhidas e planejadas. Sendo assim, é de suma importância possuir uma boa base teórica jurídica.

Livros para estudantes de Direito

Ao ingressar na faculdade, você pode ficar assustado com a carga de leitura exigida. Entretanto, o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS ressalta que é impossível ler todos aqueles livros de uma vez, entretanto, algumas leituras devem ganhar um destaque a mais e receber a sua atenção. Alguns desses livros você pode conferir na lista que está logo abaixo.

  1. Teoria da Norma Jurídica – Norbertto Bobbio

Como dito anteriormente, ter uma boa base jurídica faz toda a diferença no momento de exercer a profissão. Nesse sentido, Dr. Francisco de Assis e Silva JBS explica que essa é uma das leituras fundamentais para quem deseja entender mais sobre o assunto através de uma perspectiva normativista. Além disso, o autor aborda as características e estruturas das normas jurídicas por meio da comparação entre contextos de diferentes períodos históricos.

  1. De Pernas pro Ar – Eduardo Galeano

É difícil falarmos sobre áreas do conhecimento que estudam a sociedade sem citarmos Eduardo Galeano. Segundo o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, o autor apresenta uma série de reflexões sobre o comportamento humano e da lógica invertida do mundo capitalista. Para realizar essa análise, Galeano aborda assuntos como consumismo, desigualdade social e criminalidade. 

  1. Vigiar e Punir – Michel Foucault

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre a importância de Foucault para teorias que procuram analisar a sociedade. O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS explica que esse livro aborda a evolução da legislação penal e dos métodos punitivos. Para construir a narrativa, o autor traz temas como, por exemplo, os aspectos do sistema prisional e conceitos próprios que fazem parte do setor jurídico.

Existem diversas outras leituras interessantes para quem é da área do Direito, mas essas são leituras que o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS acredita que não pode faltar no repertório de nenhum profissional da área.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo