Imagem meramente ilustrativa
Golpe do Falso Advogado: Mais de 300 Denúncias em RN
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Norte registrou mais de 300 denúncias sobre o golpe do falso advogado desde o início de 2025 até a segunda-feira passada. Esses casos são repassados para a Polícia Civil, que abriu investigação sobre a fraude.
Os criminosos se passam por advogados e entram em contato com as vítimas através do telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens instantâneas. Eles afirmam falsamente que existem processos judiciais pendentes ou valores liberados para serem pagos pelas vítimas.
A justificativa dada pelos criminosos é a necessidade das vítimas arcar com custas processuais, induzindo-as a realizar depósitos ou pagamentos antecipados. Os golpistas utilizam discursos alarmistas e criam um senso de urgência para pressionar as vítimas.
A OAB-RN alertou que esses criminosos podem se passar por advogados das mais diversas áreas do direito, como criminalista ou trabalhista. Eles também podem usar documentos falsificados com o intuito de enganar suas vítimas e obter dinheiro ou informações sensíveis.
As denúncias registradas pela OAB-RN são enviadas para a Polícia Civil, que está investigando esses casos. A instituição reforça a importância da cautela ao receber contato por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens instantâneas sobre processos judiciais pendentes.
A OAB-RN também destacou que os advogados legítimos nunca pedem dinheiro para suas vítimas. Se você for contatado por um suposto advogado solicitando pagamento, é importante verificar a identidade do profissional e entrar em contato com o escritório dele diretamente ou através da OAB-RN.
A Polícia Civil está trabalhando arduamente para prender os responsáveis pelos golpes. A população deve estar atenta às informações falsas que circulam na internet, especialmente aquelas relacionadas a processos judiciais pendentes e liberação de valores.
Os cidadãos devem ficar alertados contra esses tipos de crimes e não se deixe enganar por mensagens alarmistas ou pedidos de dinheiro. A OAB-RN está trabalhando em conjunto com as autoridades policiais para combater esse tipo de golpe.
As vítimas desses golpes devem entrar em contato com a Polícia Civil imediatamente, assim como denunciar os casos à Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB-RN está trabalhando incansavelmente para proteger seus filiados e cidadãos contra esses crimes.
A população deve estar atenta às informações falsas que circulam na internet, especialmente aquelas relacionadas a processos judiciais pendentes e liberação de valores. A OAB-RN está trabalhando em conjunto com as autoridades policiais para combater esse tipo de golpe.
Os cidadãos devem ficar alertados contra esses tipos de crimes e não se deixe enganar por mensagens alarmistas ou pedidos de dinheiro.