Noticias

Entenda as diferenças entre filantropia e responsabilidade social e como elas andam juntas 

Para a sociedade, é importante que existam diferentes formas de discutir e solucionar causas sociais. Wemerson e Ana Lúcia Paneguini, filantropos preocupados com questões sociais, acreditam que essa pluralidade é importante para que haja maneiras diferentes de tornar a sociedade mais justa e que essas ações podem andar em conjunto para alcançar os objetivos ainda mais rápido. Continue lendo para saber mais!

O que é a filantropia e as organizações filantrópicas

Filantropia é um termo muito comum para a sociedade, em seu significado mais comum, é a ação de generosidade e amor ao próximo. O termo está muito ligado à ação de doação de grandes valores às instituições sem fins lucrativos ou a outras com o objetivo de ajudar algo ou alguém. Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que a filantropia é essencial para mudar a vida de muitas pessoas. 

No Brasil e no mundo, são diversas as instituições filantrópicas que existem a partir de uma iniciativa privada e que lutam em prol de causas sociais sem fins lucrativos. Ana Lúcia Paneguini acredita ser muito importante ajudar essas instituições, seja com doações financeiras ou com outros atos de solidariedade. Essas organizações filantrópicas lutam por causas e necessidades sociais que o Estado ainda não consegue suprir.

Responsabilidade social e seu impacto

Uma questão muito comentada nos últimos tempos é a questão da responsabilidade social. Mas você já sabe o que é? Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini indicam que a responsabilidade social é caracterizada como as ações e atitudes promovidas por diferentes instituições que acabam por promover o bem-estar social. Essa é uma ação que ocorre de forma voluntária e beneficia o coletivo.

Além disso, os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que a responsabilidade social se alinha com as ideias de dever cívico, e não de favor, em promover ações que visam o benefício de toda a sociedade. A responsabilidade social é acreditar que é um dever minimizar os impactos causados pelas ações humanas, solucionando questões sociais a longo prazo.

Maiores diferenças entre filantropia e responsabilidade social

Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que, por muitas vezes, os termos filantropia e responsabilidade social podem ser confundidos por quem não os conhece. No entanto, enquanto a filantropia não envolve planejamento ou objetivos, buscando solucionar os problemas de forma imediata e urgente, a responsabilidade social envolve ações planejadas na luta pelas causas sociais. 

Filantropia e responsabilidade social andam juntas por uma causa

Apesar de suas diferenças nas ações, os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que filantropia e responsabilidade social andam juntas em busca da reconstrução social e em favor de suprir as necessidades da sociedade que ainda não podem ser sanadas pelo Estado. Os filantropos ainda acreditam ser importante que todos se envolvam na filantropia e acreditem na responsabilidade social.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo